You are currently viewing 8 Sinais que dizem que está na hora de substituir o seu pavimento desportivo

8 Sinais que dizem que está na hora de substituir o seu pavimento desportivo

Para uma correta prática desportiva é necessária uma superfície durável, estável e confortável.

“Um pavimento desportivo deve ter a função principal de proteger os atletas em todas as suas vertentes da prática desportiva”

Qualquer que seja o tipo de pavimento existente, existem vários pontos que devemos ter em atenção.

 

Materiais desatualizados

Os pavimentos utilizados em ambientes desportivos, tais como pavilhões ou polidesportivos exteriores, evoluíram substancialmente nos últimos anos. No passado muitas instituições utilizavam na sua construção materiais desatualizados, de rápido desgaste e sem qualquer proteção para a performance desportiva.

Atualmente, existem pavimentos desportivos duráveis, certificados e especializados, concebidos com foco no desempenho do utilizador, na sua saúde e na sua segurança. Os pavimentos modulares em particular, são o exemplo que veio revolucionar o mercado desportivo, compostos por pequenos módulos de 25×25 em polipropileno, especialmente desenvolvidos para a prática desportiva que encaixam na perfeição como um puzzle, recomendado/testado para todas as modalidades, incluindo desportos em patins e cadeiras de rodas.

 

Pavimentos Certificados e instalados por empresas Certificadas.

No passado não existia conhecimento/ preocupação em aplicar pavimentos desportivos certificados, em que as lesões graves eram constantes e consequentemente, a longevidade da carreira dos atletas era bem menor. Nos tempos recentes e para não se cometer os erros do passado, no critério de seleção de um pavimento desportivo é obrigatório selecionar pavimentos que sejam aprovados pelas normas europeias (EN 14904 pavimento interior/ EN 14877 pavimento exterior) e certificados para a prática de várias modalidades.  Devem ser igualmente instalados por empresas certificadas com Certificação de Qualidade, pois só assim existe uma garantia sustentada de qualidade.

 

Pouco conforto e sem amortecimento

Pavimentos mais antigos não foram pensados para conferir conforto e proteção contra lesões. Atualmente existe a preocupação de rentabilizar o desempenho dos atletas e um pavimento estável e confortável, é essencial para potenciar o seu desempenho.

Um pavimento deve oferecer um amortecimento continuo e uniforme para uma melhor absorção de choque/restituição de energia, conferindo conforto e protegendo as articulações do atleta. O pavimento desportivo modular da Sports Partner, Naxos (indoor) e Patmos (outdoor), é o único pavimento modular em polipropileno que oferece amortecimento caixa de ar lateral e vertical, proporcionando níveis de conforto inigualáveis.

Baixa aderência

Qualquer prática desportiva exige grande esforço físico dos atletas com rápidos movimentos e mudanças de direção que requerem confiança no pavimento. Um pavimento com baixa aderência, pode provocar quedas e o atleta vê as hipóteses de lesões aumentarem substancialmente. Os pavimentos Naxos e Patmos da Sports Partner possuem uma microtextura especial na superfície, que proporciona excelentes níveis de aderência, com acabamento mate, sem brilho, que elimina os reflexos de luz e aumenta os níveis de aderência.

 

Manutenção frequente

Manutenções demoradas e com custos elevados, é algo que condiciona os atletas e a rentabilidade dos espaços desportivos. Atualmente, os pavimentos modulares não têm qualquer custo de manutenção e são de rápida e fácil limpeza. Em caso de reparação, a mesma é realizada através da rápida substituição dos módulos, sem comprometer a rentabilidade do espaço.

Para além disso, os pavimentos modulares Naxos e Patmos com 18 anos de garantia sem custos, já devidamente comprovados, conferidos pelo fabricante Sports Partner.

 

Desgastado e com irregularidades

Um pavimento desgastado e com apresentação irregular, compromete a jogabilidade e a segurança dos atletas. Pavimentos atuais, apresentam longa durabilidade e baixos níveis de desgaste. Em pavimentos desportivos de madeira, a solução pode passar pelo afagamento/recuperação, que realizado por uma empresa Certificada com Certificação de Qualidade ISO9001, garante a utilização de equipamentos e técnicas de afagamento/raspagem inovadoras que conferem um acabamento estrategicamente uniforme. Atualmente a aplicação de um verniz específico para pavimentos desportivos de madeira, oferece mais aderência, menos reflexos e mais durabilidade, obtendo assim excelentes condições para pratica desportiva.

 

Humidade e fungos

A longevidade de um pavimento desportivo é drasticamente condicionada pelos níveis de humidade na base de betão e do ar interior circundante. Demasiada humidade ou humidade retida contribui para a criação de irregularidades, bolores e crescimento bacteriano. Os pavimentos modulares atuais não estão suscetíveis à criação de bactérias e fungos, sendo higiénico e de fácil limpeza. A sub-base de amortecimento contínuo existente entre a base e o módulo tem a função de barreira anti humidade, proporcionando a impermeabilidade advinda da base mantendo excelentes níveis de aderência à superfície.

 

Marcações desportivas desgastadas

Marcações desportivas com elevado desgaste comprometem a jogabilidade e performance dos atletas em geral. Uma atualização das marcações garante a correta prática desportiva por parte dos atletas e a aceitação de jogos oficiais, pelas federações competentes. A remarcação ou alteração de marcações desportivas, muitas vezes exigidas pelas entidades competentes, devem ser realizadas por empresas Certificadas, de forma a garantir que todas as exigências específicas (e mais atuais) da modalidade, são cumpridas.

Em pavimentos desatualizados, a simples remarcação de linhas oficiais, exige uma intervenção em larga escala. Em pavimentos modulares de madeira ou em polipropileno, a remarcação é mais simples e célere, garantindo baixos custos e tempo de paragem bastante reduzido.

Desta forma, na hora de adquirir ou de substituir um pavimento desportivo, devemos ter em atenção várias condicionantes acima mencionadas, de forma a entender o real custo do seu investimento.