You are currently viewing Desporto na praia e os cuidados a ter

Desporto na praia e os cuidados a ter

Com o calor a apertar, muitos de nós somos atraídos para a prática desportiva na praia e no mar.

Para poder usufruir dos inúmeros benefícios do exercício físico junto ao mar, a Sports Partner relembra algumas dicas fundamentais para uma prática desportiva mais saudável e segura.

 

O SOL

O sol, este inimigo tão prejudicial para a nossa pele, mas que, em pequenas quantidades e na altura certa, traz inúmeros benefícios para a saúde.

A vitamina D é importante e essencial para os nossos ossos, células e sistema imunitário. Produzida pelo nosso organismo, quando potenciado pelos raios UV, acredita-se que ajuda na redução do risco de esclerose múltipla, hipertensão arterial, diabetes e até de doenças cardíacas.

Para além de tudo, ajuda também a dormir melhor, traz equilíbrio emocional e potencia a perda de peso, pois os raios de sol podem diminuir as células de gordura por baixo da superfície da pele.

Mas para tirarmos o máximo partido do nosso sol devemos ter o cuidado de o usufruir nas horas mais benéficas, quando os raios prejudiciais são menos agressivos e sempre com protetor solar com índice de proteção, no mínimo, de SPF 30 e constantemente renovado, para evitarmos o tão temido cancro da pele.

 

O CALOR

Estimular a prática desportiva exterior no verão, principalmente para as crianças, é maravilhoso, mas devemos adotar vários cuidados relativamente ao calor.

Devemos beber mais água ou sumos de fruta e fazer refeições leves. Evitar as horas de maior calor, principalmente entre as 11h e as 16h, usar chapéu e óculos de sol com proteção UVA e UVB.

 

A AREIA

A prática desportiva numa superfície como a areia, seja o voleibol de praia, futebol de praia, andebol de praia, ténis ou o simples caminhar e correr, trazem inúmeros benefícios para a capacidade cardiovascular, mas são necessários alguns cuidados extra, como alongar bem os músculos dos gémeos e do tendão de Aquiles, de forma a evitar as temidas tendinites.

No entanto, para quem não tem tanta experiência, numa fase inicial recomendamos o uso de sapatilhas de forma a não esforçar os tendões em demasia. Neste sentido e caso queira praticar desporto sem calçado, é fazê-lo na areia molhada, onde esta é mais firme.

 

 

O MAR

Os acidentes são, infelizmente, mais frequentes do que a maioria das pessoas pode pensar, sendo o afogamento a terceira causa de morte não intencional em crianças e jovens em todo o mundo. Dito isto, os benefícios da prática de uma atividade física relacionada com a água, seja natação, surf ou stand up paddle, são inúmeros, mas os cuidados devem ser constantes e, principalmente, devem ser sempre praticados em praias vigiadas.

Desportos aquáticos como a natação são uma excelente forma de obtermos um exercício aeróbico. Apenas duas horas por semana podem reduzir o risco de doenças crónicas, melhorar a saúde de pessoas com diabetes e doenças cardíacas.

Oferece também excelentes benefícios psicológicos, diminuindo os níveis de ansiedade, fadiga e tensão.

 

Na Sports Partner recomendamos o desporto na praia, sempre com os cuidados básicos e com os equipamentos mais seguros e que cumpram as normas de fabrico e de segurança mais rigorosas do mercado, pois a segurança deve andar sempre de mãos dadas com o desporto, de forma a maximizar os inúmeros benefícios que o desporto nos proporciona.

Pratique desporto em segurança, seja saudável e feliz.

Deixamos aqui no fim algumas hiperligações para produtos e equipamentos para o desporto de praia:

Desporto de praia

Acessórios para Desportos de praia

Voleibol equipamentos e acessórios

Postes de Voleibol de Praia

Balizas de Futebol de Praia

Pode Sempre visitar a nossa loja online com mais de 1000 artigos para a práctica de desporto. CLIQUE AQUI