ISO 9001: O que é?

ISO 9001: O que é?

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Já ouviu falar em ISO 9001, mas não sabe o que é? Adiantamos que é uma norma de referência utilizada mundialmente por mais 1 milhão de empresas. Neste post, vamos explicar-lhe do que se trata e as suas principais vantagens. 

“As Normas Internacionais da ISO garantem que os produtos e serviços sejam seguros, confiáveis e de boa qualidade. Para as empresas, elas são ferramentas estratégicas que reduzem os custos minimizando o desperdício e os erros e aumentando a produtividade. Eles ajudam as empresas a acessar novos mercados, nivelam o campo de jogo para os países em desenvolvimento e facilitam o comércio global livre e justo.” in ISO.org

 

Definição

ISO 9001 é um grupo de normas técnicas que tem como objetivo padronizar os procedimentos organizacionais de uma empresa. Por outras palavras, é um sistema de gestão que melhora o funcionamento de uma determinada organização, seja esta de grande ou pequena dimensão. 

International Organization for Standarization ou Organização Internacional para a Normalização é a que se refere a sigla ISO. A International Organization for Standarization trata-se de uma organização não-governamental sediada na Suiça, que produz padrões empresariais de modo a serem aplicados em todo o mundo. Deste modo, promovem a uniformização e a integração do comércio não só nacional mas acima de tudo internacional. 

Princípios

De modo a acompanhar e otimizar um determinado negócio, o sistema de gestão da qualidade definidos nesta norma são fundamentados por 8 princípios essenciais. Estes são aplicáveis a qualquer organização:

  • Otimização Contínua;
  • Foco na Satisfação do Cliente
  • Fidelização e Captação de Novos Clientes;
  • Relação Recíproca entre Funcionários e Fornecedores;
  • Factos para a Tomada de Decisões;
  • Equipa Sólida como Principal Recurso da Empresa;
  • Gestão Elaborado como um Sistema;
  • Liderança Saudável;

Como certificar a empresa?

Sendo a última fase do processo de implementação do conjunto de normas ISO 9001, a certificação carece da aprovação de uma entidade certificadora externa.

A empresa necessita de colocar em prática todos os procedimentos fundamentais da norma. Ao aplicar e documentar os processos,  verificar as adequações e efetuar uma auditoria interna, o processo fica praticamente terminado. 

Numa última fase, o responsável auditor verifica se todos os procedimentos da empresa e os produtos e serviços estão em conformidade. Se estiver tudo de acordo com o regulamento normativo, o auditor irá recomendar a certificação da empresa.

Esta auditoria é presencial e resulta na emissão (ou não, caso a empresa chumbe) da recomendação para a certificação. Em média são 40 dias, o tempo que o certificado leva até ser emitido e entregue à organização participante.

Vantagens

Uma vez  implementada a ISO 9001, é possível garantir o certificado do Sistema de Gestão da Qualidade. Uma organização certificada irá obrigatoriamente garantir qualidade, não só na estrutura da empresa, como na equipa, na liderança mas também no produto, serviço e relação com o cliente. Isto porque, as principais vantagens são:

  • Competitividade;
  • Organização;
  • Produtividade;
  • Redução de Custos;
  • Conhecimentos laborais;

Revisão da ISO 9001?

Por regra, todas as normas ISO são revistas de 5 em 5 anos.  É essencial fazê-lo de modo a manter as empresas atualizadas e relevantes no mercado de trabalho. 

 

“Continuamos a fortalecer o compromisso que temos com os nossos Parceiros/Clientes, investindo regularmente em sistemas/certificações que possibilitem acrescentar valor ao serviço prestado, sempre com o foco de ir ao encontro das necessidades dos nossos clientes” diz Rui Vicente, CEO da Sports Partner.

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